População se queixa da falta de vacina antirrábica e BCG em Lauro de Freitas


Resultado de imagem para vacina antirábica


A falta de vacina antirrábica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, tem obrigado a população da região a cumprir um verdadeiro calvário atrás de imunizantes. Além disso, também está em falta a vacina BCG-ID que está no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde, oferecida às crianças com no mínimo 2 quilos, logo após o nascimento e em dose única.

Em contato com o Bocão News, alguns moradores que precisavam da vacina antirrábica afirmaram que procuraram a dose em postos da cidade e no Hospital Geral Menandro de Faria, mas não encontraram. Ainda na busca, alguns seguiram para capital baiana e também não conseguiram a antirrábica em alguns postos de saúde, nem no Hospital Geral Couto Maia.

Segundo o Ministério da Saúde, os Estados são responsáveis pela entrega das vacinas aos municípios, de acordo com as necessidades e as programações locais. O Estado pode até realizar o remanejamento das vacinas. O Ministério ressalta que as doses são enviadas após inserção das demandas pelos Estados.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas admitiu que as vacinas estão em falta. Ainda de acordo com o órgão, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que já solicitou doses da antirrábica ao Ministério da Saúde, no entanto não há previsão de entrega. A pasta acrescentou também que a BCG está com estoque baixo, e a secretaria tem que programar a vacinação por causa do pequeno lote.

A Secretaria Municipal de Salvador informou por meio de sua assessoria que em alguns postos a vacina antirrábica pode ter acabado, entretanto a reposição é feita corriqueiramente.

Ao site, a Sesab disse que há vacina no estoque do estado, e cabe ao município fazer a solicitação. Acrescentou que as faltas de vacinas podem ter sido pontuais tantos nos postos quanto no Couto Maia.

Casos na Bahia
Segundo relatoria da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), neste ano foram confirmados 16 casos de raiva animal na Bahia. Já no ano passado, houve 32 registros no estado.


Fonte: Bocão News

About Ladislau Leal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário